Notícias

CEDAPS e RCS participam do V Encontro Comunitário das ONGs/TB

Para marcar o Dia de Conscientização e Mobilização contra a Tuberculose no Rio de Janeiro – instituído pela Lei nº 5054 -, o Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose realizará, nos dias 6 e 7 de agosto, uma audiência pública e o V Encontro Comunitário das ONGs/TB, que reunirão as organizações que desenvolvem ações de combate à doença no estado do Rio e gestores públicos. Compõem a Secretaria-executiva do Fórum de ONGS/TB do Rio de Janeiro: Rede de Comunidades Saudáveis, IBISS, CEDAPS, Grupo Água Viva, AUAPARN e Grupo Pela Vidda/Rio.

No dia 6, a audiência pública, realizada pela Frente Parlamentar pela Luta Contra o HIV/Aids e a Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro/Alerj, vai discutir o panorama da epidemia no estado. A audiência irá acontecer, a partir das 09h30min, no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/n° – Plenário Barbosa Sobrinho).

Às 14h, no Auditório Senador Nelson Carneiro (Palácio 23 de Julho, Praça XV – s/n° – 6° andar/anexo), um seminário irá tratar do tema “Ação política e articulação com os movimentos sociais em TB/HIV/Aids”, abordando o tema da realização de parcerias. A partir das 16h, duas mesas técnicas vão discutir os aspectos ligados às estratégias de tratamento da tuberculose. Às 16h, a coordenadora do CEDAPS, Wanda Guimarães, vai apresentar, na mesa “Projetos e ações em parceria com a sociedade civil”, as experiências do projeto “Rede de Comunidades Saudáveis: favelas e bairros de periferia do estado do Rio de Janeiro na luta pelo controle da tuberculose”, realizado em parceria com a RCS e com o apoio financeiro da The Stop TB Partnership.

No dia 7, acontece, às 08h30min, a abertura do V Encontro Comunitário das ONGs/TB, que reunirá organizações da sociedade civil e gestores públicos para tratarem de temas como integralidade das ações de controle da tuberculose no Sistema Único de Saúde (SUS) e controle social. O evento será realizado no Auditório Vera Janacopulos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio (Av. Pasteur, 296 – Urca).

Outros temas a serem debatidos são: marcos legais e políticos, pactuações e metas em TB, vulnerabilidade social e empoderamento de pacientes e comunidades, promoção da saúde e intersetorialidade. Na plenária final do Encontro, haverá a construção da Agenda Coletiva e do Planejamento Estratégico do Fórum Estadual de ONGs/TB.

Às 18h, acontecerá a atividade de encerramento e confraternização pelo aniversário de seis anos do Fórum ONGs/TB RJ. As atividades deste Dia Estadual de Mobilização contra a Tuberculose contam com o apoio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose/Ministério da Saúde, Programa de Controle da Tuberculose no estado do Rio de Janeiro, Programa de DST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Referência Professor Hélio Fraga, Fiotec/Fundo Global TB, Metara, Liga Científica de Tuberculose-RJ, Fundação Ataulpho de Paiva, Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, Unirio e Alerj.

Para a programação completa, clique
aqui
.

Mais informações pelos telefones (21) 2240-1352 e (21) 2240-3215 ou pelo e-mail forumongstbrj@yahoo.com.br.
Matérias relacionadas:

Seminário gera planos de ação para combate à tuberculose

Seminário para organizações da RCS discutirá prevenção da tuberculose

Publicado em 23-07-09