CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

05 de maio, 2009

RCS organiza Fórum Popular de Educação

Na reunião da Rede de Comunidades Saudáveis (RCS) do dia 06 de maio, acontecerá o Fórum Popular de Educação, com o objetivo de debater propostas para as etapas preparatórias da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em abril de 2010. Em seu encontro mensal, lideranças da Rede e irão conhecer e discutir os eixos da Conferência e identificar questões relacionadas à violação do direito à educação nas comunidades e bairros de periferia. Os participantes também levantarão as boas iniciativas deste campo que já vem sendo desenvolvidas nas e pelas comunidades.

As lideranças convidaram ainda um(a) adolescente de cada comunidade para que possam dar sua própria visão sobre a temática. Os participantes terão acesso a um glossário com termos e legislações ligadas à área da educação e a um documento sobre o contexto de realização da Conferência Nacional e sobre os eixos básicos de discussão. Serão apresentadas ainda as etapas preparatórias – Conferências Municipais e Estadual de Educação – da Conae.

A realização do Fórum Popular de Educação da Rede de Comunidades Saudáveis se insere na proposta de mobilização social para construir um espaço coletivo de reflexão sobre a educação em nosso país. Relaciona-se também às ações realizadas pelos Educadores Jurídicos Populares da RCS, que têm se envolvido em iniciativas pela garantia do direito à educação e em denúncias contra as violações deste direito fundamental.

O Fórum Popular de Educação acontece no auditório da Cruz Vermelha (na Praça da Cruz Vermelha, nº 10), no centro do Rio de Janeiro, das 9h às 13h30min.

 

Publicada em 05-05-09