Notícias

Recomendações e propostas do Fala, Comunidade 9

Construir um espaço de reflexão sobre práticas, conceitos, dificuldades e avanços ligados à prevenção das DST/Aids nas comunidades populares e, sobretudo, de visibilidade das experiências desenvolvidas em cada localidade. Com essa proposta, o Fala, Comunidade vem agregando pessoas, associações comunitárias e movimentos sociais há nove anos.

Em 2008, o evento aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro e teve como foco de discussão o tema “direitos humanos”, para marcar os 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos (comemorado no dia 10). A correlação entre violação de direitos humanos – principalmente nas comunidades populares – e a vulnerabilidade à Aids se fez presente durante todo o Fala, especialmente no momento de abertura, em que foi realizado um ato coletivo de denúncia de violações de direitos.

Outros destaques do encontro foram as apresentações culturais do projeto Plataforma Solidariedade – Prevenção à Aids através da Arte-Educação, uma iniciativa do Grupo de Apoio a Prevenção à Aids da Bahia (Gapa-BA), e do grupo de dança do Armazém de Idéias e Ações Comunitárias (Aiacom). Como aconteceu em outras edições, os participantes do Fala, Comunidade discutiram em rodas de conversa e grupos de trabalho desafios e propostas para fortalecer o trabalho de prevenção das DST/Aids. As recomendações e contribuições dos participantes seguem no arquivo abaixo:

Recomendações do Fala, Comunidade 9 (2008)

Publicado em 11-02-2009