Notícias

RCS/Magé realiza II Seminário Municipal de Prevenção das DST/Aids

No dia 15 dezembro, a Rede de Comunidades Saudáveis de Magé (RCS/Magé) promoveu o II Seminário Municipal de Prevenção das DST/Aids. Realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde/Programa Municipal de DST/Aids, do Cedaps e da empresa Ampla, o seminário aconteceu na Escola Municipal Rafael Cozzolino e teve a participação de 93 pessoas, entre lideranças da RCS, membros de 10 equipes do Programa de Saúde da Família de Magé, profissionais da Secretaria de Educação de Magé, Fórum de ONG/Aids do Estado do Rio, Fórum de ONG no Combate à Tuberculose e muitos jovens.

Como no primeiro seminário, a proposta do encontro foi fortalecer as ações de prevenção das DST/Aids, organizadas pelas lideranças comunitárias e consolidar a articulação com o poder público.

A programação contou com mesas sobre temas como “Controle Social e Prevenção”, “Juvenização da Epidemia da Aids” e “Protagonismo Juvenil”, “Saúde da População Negra” e “Parcerias e Articulações”. Na mesa de abertura, participaram a Secretária Municipal de Saúde, Marilene Formiga, a Coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Magé, Neusa Nei, a Coordenadora do Cedaps, Kátia Edmundo, e os representantes da RCS/Magé, Carlos Alberto Silva (Ecologic Bike) e Maria da Conceição Soares (CEAC).

Ao final das discussões, o seminário gerou como propostas/recomendações:

  • Capacitação das equipes do PSF nos temas prevenção das DST/Aids e promoção da saúde;
  • Criação de uma comissão jovem da RCS;
  • Articulação da comissão jovem da RCS, Cedaps, Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (PSPE) e Secretarias de Educação e Saúde para implantação e realização de oficinas de prevenção protagonizadas pelos jovens da RCS nas escolas municipais de Magé;
  • Reunião entre RCS e Secretaria Municipal de Ação Social para apresentação da proposta da Rede;
  • Capacitação de jovens das comunidades na temática “prevenção das DST/Aids” dentro das reuniões locais da RCS. As capacitações serão realizadas pelas próprias lideranças da RCS/Magé com assessoria do Cedaps;
  • Pautar o recorte racial nas discussões de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids;
  • Realização em Magé do I Seminário de Saúde da População Negra no mês de abril de 2008;
  • Realização de um seminário específico sobre jovens e prevenção como no Fala, Comunidade 8.

Saiba como foi o I Seminário, realizado em dezembro de 2006

(Publicado em 17-12-07)