Notícias

RCS-Magé organiza evento “Dia Saudável”

No dia 11 de outubro, as oito organizações integrantes do projeto Circuito Comunitário Saudável realizarão, na Praça Setembro, Centro de Piabetá, um dia de atividades físicas, oficinas de alimentação, apresentações culturais e exposição de fotos. A idéia é divulgar as ações que vêm sendo desenvolvidas nas comunidades e mostrar que todos, independentemente da idade, podem e devem se exercitar e se alimentar melhor.

Desenvolvido por organizações da Rede de Comunidades Saudáveis de Magé, com o apoio de CEDAPS e Danone, o projeto Circuito Comunitário Saudável tem como objetivo levar informação e práticas para a construção de estilos de vida e ambientes mais saudáveis em comunidades populares. O Dia Saudável foi pensado para atender um dos cinco eixos do projeto: a realização de eventos que mobilizem a região e divulguem práticas para uma vida mais saudável.

O projeto acontece em oito localidades mageenses e envolve os grupos comunitários: Conselho de Defesa da Cidadania de Maurimárcia – Codecim (Maurimárcia), Centro de Cultura Afro de Piabetá – CCAP (Japonês-Guarani), Comitê da Cidadania Bem-Aventurado (Nova Marília), Equipe Ecologic Bike (Santo Aleixo), Organização de Mulheres Negras do Bairro Novo Roncador (Novo Roncador), Comitê da Solidariedade do Fragoso (Fragoso), Associação Green Life (Parque Estrela) e Comitê Esforça-te que Eu Te Ajudarei (Mundo Novo). As entidades compõem os Núcleos Comunitários de Promoção da Saúde, responsáveis pela realização das atividades do projeto.

Saúde com renda, arte e cultura

O Comitê da Solidariedade do Fragoso estará na ação convidando os participantes a se exercitarem com o grupo de terceira idade, que pratica atividades físicas todas as terças e quintas-feiras, no pátio da Igreja Santa Catarina. O Comitê montará também tenda com artesanato, reciclagem e sucos naturais, que serão distribuídos gratuitamente.

“Distribuiremos sucos de folhas, de couve com laranja e frutas utilizando a fruta por inteiro. Também explicaremos as propriedades e para que serve cada alimento”, diz Rosa do Amor Divino, responsável pelo Comitê.

A Equipe Ecologic Bike chegará ao evento pedalando e com muita energia para ensinar aos participantes como construir diversos materiais com garrafa pet. A idéia é mostrar novas formas de gerar renda, como explica Carlos Alberto, presidente da organização:

“Com o dinheiro arrecadado com a confecção de material de garrafas pet, a pessoa pode ter uma renda extra para investir numa alimentação melhor. Na nossa tenda mostraremos diversas coisas feitas com material reciclável, como uma parede pet, poltrona, puff e plantas”.

Outro núcleo que ensinará a gerar renda é o Comitê Esforça-te que Eu Te Ajudarei. “Vamos levar uma exposição de objetos decorativos feitos com jornal, lata e fuxico com acabamento”, disse a presidente do Comitê, Maria da Conceição Soares. Além disso, os participantes do evento aprenderão como fazer uma horta familiar em caixotes confeccionados com garrafas pet.

“Mostraremos o passo-a-passo de como se faz para ter uma horta dentro de casa, gastando pouco e tendo uma alimentação bem melhor”, fala Conceição.

Investindo no reflorestamento e também na alimentação saudável, a Green Life apresentará pinturas feitas com material reciclável na “Tenda dos 4 elementos da Natureza”.

“Levaremos um artista que faz pinturas aproveitando material reciclável e vai ensinar que não precisa ser um grande artista para fazer alguma coisa, diz Antonio Linhares.

Já o Codecim promete fazer os participantes dançarem muito com apresentações de dança, capoeira, com direito até a música exclusiva composta pelo MC Desenho, parceiro de longa data das atividades do grupo.

“Ele compôs um rap que fala sobre a importância de uma alimentação saudável e cantará no dia para animar as atividades. Também faremos diversas dinâmicas de entretenimento”, conta Iracy Maria Ramos.

Programação:
10h – Abertura/Chegada Bicicletas
10h15 – Apresentação Coral CIEP Mané Garrincha
10h30 – Apresentação teatral sobre Alimentação Saudável com crianças dos projetos do CCAP
10h45 – Ginástica para terceira idade
11h – Circuito Saudável (corrida de saco, exercício de respiração com bola de gás, bambolê, dinâmica do barbante, alongamento com bolas)
11h às 12h30 – Cores e Sabores; exposição de artesanato; exposição de pintura e material reciclado; mural com fotos de hortas familiares; oficina de confecção de puff com pet; Tenda Educativa; camelô educativo sobre Prevenção das DST/Aids; exposição de biscuit, toalhas de mão, bijuterias e trabalhos em jornal
11h20 – aula de judô
11h40 – apresentação de Hip Hop e Bike Dance
12h – apresentação de Street Dance
12h20 – apresentação do Grupo de Teatro da Escola Luíza Vieira
12h45 – apresentação de capoeira
13h – Encerramento e lanche

Saiba mais sobre o projeto

Conheça o blog do Circuito Comunitário Saudável