Notícias

RCS integra mobilização pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose

24 de Março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB), uma doença que, embora atinja pessoas de diferentes classes sociais, tem como importantes fatores de disseminação a pobreza, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional. Anualmente, o Brasil tem registrado 100 mil novos casos e cerca de seis mil mortes causadas pela TB.

Atuante também na luta contra a TB, a Rede de Comunidades Saudáveis desenvolve ações contra a doença durante todo o ano: camelôs educativos, mobilizações comunitárias e participação nas reuniões mensais do Fórum Estadual de ONGs no Combate à Tuberculose (Fórum ONGs TB-RJ). Além disso, uma das entidades da Rede, a associação comunitária Ascosul integra a secretaria executiva do Fórum.

Para marcar a passagem da data, a mobilização deste ano começou já no dia 11 de março, com um camelô educativo no bairro Fragoso, no município de Magé. Até o dia 24, serão realizados outros camelôs educativos, feiras da saúde, apresentações de vídeo, entre outras atividades. Todos os eventos estão contando com o apoio do Fórum ONGs TB-RJ e dos Programa Estadual e Municipais de Controle da Tuberculose.

Confira a agenda:

Dia 21/03 –São João de Meriti

Atividade: Ação Global TB

Instituições organizadoras: Grupo Mão Amiga e RCS

Local: Praça Tiradentes -São João do Meriti, às 10h

Dia 19/03 – Sepetiba (Rio)

Atividade: Feira de Saúde

Instituições organizadoras: Grupo Água Viva e Centro de Apoio de Mato Alto Mulheres/RCS

Local: Conjunto Nova Sepetiba – Sepetiba

Dia 19/03 Jacarezinho (Rio)

Atividade: Feira de Saúde (camelô educativo, esquetes, apresentação de ritmistas mirins…)

Instituições organizadoras: Ciasec/RCS, Amca/RCS, Ass. Mulheres de Parque Horácio/RCS, Casa Sol/RCS, Bloco Sambando com Jacarezinho/RCS e Acadêmicos do Jacarezinho

Local: Quadra de samba do GRES Acadêmicos do Jacarezinho, das 14 às 17h

Dia 19/03 – Praça Seca (Rio)

Atividade: Camelô Educativo

Instituições organizadoras: Casmma/RCS, Comitê da Cidadania da Tia Luluzinha/RCS, Precvida/RCS, Quebra Tabu/RCS e Caminhos de Luz/RCS

Local: Praça central da Praça Seca, das 10 às 13h

Dia 19/03 – Mesquita

Atividade: Feira de Saúde (camelô educativo, esquetes, hip hop…)

Instituições organizadoras: Amepa/RCS, Centro Social Fusão/RCS, Ascosul/RCS, ONG Transformarte

Local: Praça Central de Mesquita 13 às 17h

Dia 18/03 – Complexo do Alemão e Penha (Rio)

Atividade: Feira de Saúde (camelô educativo, esquetes…)

Instituições organizadoras: Amocrenn/RCS, Educap/RCS, Ass. Moradores da Fé/RCS, Ascep/RCS, Nascibem/RCS, Clubes de Adolescentes do Complexo do Alemão e PSF Alemão e Fé

Local: Vila Olímpica do Complexo do Alemão, das 14 às 17h

Dia 15/03 – Magé

Atividade: Camelô Educativo

Instituição organizadora: Green Life/RCS

Local: Rua Gago Coutinho s/nº Parada Meia – Noite, às 14h

Dia 11/03 – Magé

Atividade: Camelô Educativo

Instituições organizadoras: Comitê Solidariedade do Fragoso/RCS, Igreja Sagrado Coração de Jesus e empresa Ampla

Local: Igreja Sagrado Coração de Jesus – Fragoso, às 14h

Evento na Rocinha

A RCS e o CEDAPS também vão participar, no próximo 24 de março, do evento organizado pela Associação de Moradores União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha (UPMMR) e Grupo de Apoio a Ex-pacientes de Tuberculose (GAEXPA). Será uma mobilização alusiva ao dia mundial, com o lançamento da campanha nacional “Brasil Livre da Tuberculose” do Projeto Fundo Global Brasil.

Além de moradores da comunidade, o evento contará com as presenças do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do ator Lázaro Ramos, protagonista da campanha, de integrantes do Fórum ONGs TB-RJ, entre outros.

As organizações da RCS que participarão do evento na Rocinha são: Ascosul, Gafrobá, Casmma, Green Life, Amamu, Comitê Esforça-te que te Ajudarei, Cerac, Centro Social Raiz e Vida, Comitê da Solidariedade do Fragoso, Associação de Moradores Morro da Fé, Precvida, Omnbro, Codecim, Amepa, Associação de Mulheres da Cachoeirinha, Movimento de Mulheres do Parque Horácio, Centro Social Fusão, Vitória Régia, Centro Social e Cultural Tatiane Lima, Movimento de Mulheres de Vila Parque da Cidade, Ecologic Bike, Comitê Menino Jesus de Praga, Comitê Mistura Fina e Amocrenn.

Encerrando as ações de mobilização, será realizado, no dia 28 de março, um evento com exibição do vídeo “O que é TB?”, apresentação de hip hop por um grupo de jovens, debate e intervenção teatral. As atividades acontecerão no Ciep Santa Maria, em São João de Meriti, e serão promovidas pela ONG Transformarte e pelo Programa de TB do município.

Publicado em 20-03-08