Notícias

Projeto ReciclAção celebra, com bons resultados, aniversário de um ano

Projeto socioambiental implementado no Morro dos Prazeres chegou a coletar meia tonelada de material reciclável em um mês 

Reciclação1

 

O ReciclAção é uma iniciativa que busca reduzir os riscos socioambientais através da promoção da coleta seletiva, reciclagem, mobilização comunitária e educação. O projeto, que tem foco no reaproveitamento de resíduos recicláveis, dando prioridade às embalagens longa vida, PET, latas de alumínio e plástico duro (como embalagens de produtos de limpeza e higiene pessoal), completa, esse mês, um ano de atividades no Morro dos Prazeres. Nesse período, muitas mudanças já foram observadas na comunidade.

O esforço comunitário, base do ReciclAção, tem como uma das principais articuladoras Cris dos Prazeres, fundadora do Grupo PROA (Prevenção Realizada com Organização e Amor). “Existe, no mundo inteiro, um desperdício que é terrível. Como estamos trabalhando em uma plataforma voltada para a questão do lixo, falamos da importância de manter o planeta limpo, porque é a nossa casa. A nossa casa não é só o lugar onde a gente mora, é o todo: a cidade, a comunidade”.

Com a implantação da Estação de Coleta, o primeiro mês de ReciclAção coletou 120 quilos de materiais recicláveis, chegando a quase meia tonelada (449,5 quilos) em outubro de 2013. Esse material, entregue pelos moradores à Estação de Coleta, é vendido às recicladoras parceiras do projeto, de modo que a renda obtida é usada integralmente para a operação e manutenção das atividades. Com estes recursos, é possível criar ações para redução do lixo, criar mutirões para melhoria da infraestrutura e promover a educação ambiental.

Para a diretora-executiva do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), Kátia Edmundo, a iniciativa é pautada pela ação, frente a um desafio presente no cotidiano de todas as comunidades e da cidade do Rio de Janeiro: o descarte inadequado de resíduos nas encostas e ruas. “Sua construção coletiva e cotidiana é fonte de inspiração para iniciativas governamentais e comunitárias na perspectiva de promoção da saúde associada à sustentabilidade ambiental, econômica e social em um ciclo proativo que transforma em recursos o que antes era visto como problema e risco socioambiental”, conclui.

Hoje, já há 50 pontos de coleta em diversos locais da comunidade. Além disso, os integrantes do grupo de trabalho notam que a cooperação com as organizações locais têm se fortalecido, assim como a mobilização comunitária. Outro ponto positivo foi o aumento do volume de lixo recolhido pela Comlurb, devido à ampla divulgação feita pelo projeto sobre dias e horários da coleta.

Luciana Lanzoni, diretora-executiva do Instituto BRF, acredita que fazer parte de uma iniciativa tão inovadora com foco no desenvolvimento local da Comunidade dos Prazeres, a partir da gestão de resíduos sólidos, da mobilização e da educação é, sem dúvida, motivo de grande orgulho para a BRF: “Acreditamos que este primeiro ano de vida do ReciclAção já demonstrou a importância do trabalho coletivo e intersetorial quando se pensa em promover transformações relevantes e positivas de interesse público”, destaca.

Resultados alcançados serão comemorados com tarde de atividades

Para comemorar os bons índices e o aniversário de um ano, o ReciclAção irá promover uma série de atividades na tarde do dia 28 de março, na Quadra dos Prazeres. Na ocasião, alguns parceiros da iniciativa terão estandes expondo e explicando suas atuações. Entre eles, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as recicladoras de resíduos que são parceiras do projeto: a Brasilpet, que lida com todos os tipos de materiais, e a Recicoleta/Tetra Pak, que tem como foco o reaproveitamento de caixas de leite.

O Grupo de Trabalho do ReciclAção é composto por: Instituto BRF, BRF, CEDAPS, Comlurb, Equilíbrio Sustentável, Galera.com, Grupo PROA, Recicoleta/Tetra Pak. O ReciclAção conta com o importante apoio e parceria de: Instituto Pereira Passos/UPP Social, SEA/INEA, SECONSERVA e SMAC/CRS.

 

Sobre o Instituto BRF

O Instituto BRF (IBRF) foi fundado em março de 2012, e é responsável por coordenar a gestão do investimento social da BRF, em parceria com a própria companhia, com o objetivo de promover o desenvolvimento das comunidades onde a BRF está inserida. Para isso, realiza um investimento social em quatro frentes: Terceiro Setor, Politicas Públicas, Redes Intersetoriais e Empreendedorismo e Empregabilidade. Essas ações são desenvolvidas e geridas de forma compartilhada entre a equipe do IBRF e os membros dos Comitês de Investimento Social, grupos de funcionários das unidades produtivas / sedes administrativas / centros de distribuição presentes nos municípios beneficiados.

 

Sobre a BRF

A BRF foi criada em 2009, com a associação entre Perdigão e Sadia, e atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e lácteos, com marcas como Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras. É uma das maiores companhias de alimentos do mundo, terceiro maior exportador brasileiro e responsável por 20% do comércio mundial de aves. Além disso, a empresa opera mais de 60 unidades industriais dentro e fora do Brasil, atingindo 140 países com 19 escritórios comerciais.

 

Sobre o CEDAPS

Criado em 1993 no Rio de Janeiro, sua missão é promover a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nestes territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.

 

Informações para a imprensa

TARGET ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Márcia Vilella | Natália Vitória | Julia Quinan

21 2284 2475 | 98158 9692 | 9 8158 9715