Notícias

Projeto Ciclo Saúde realiza Encontro Regional para cinco municípios de Minas Gerais

Encontro Regional Ciclo Saúde Resplendor_2

No dia 30 de maio aconteceu em Resplendor, Minas Gerais, mais um Encontro Regional da Atenção Básica, do Projeto Ciclo Saúde. A atividade contou com a participação de 65 profissionais de unidades básicas de saúde de cinco municípios da região: Resplendor, Itueta, Baixo Guandu, Aimorés e Tumiritinga. O objetivo dos encontros regionais é contribuir para o aperfeiçoamento da Atenção Básica nos municípios de influência da Vale.

A abertura do evento foi realizada pelos representantes da Vale, Jaime Henriques e Marcio Butilheiros, que falaram sobre a importância da parceira entre a Vale e o Ciclo Saúde, do momento difícil que passa o país e parabenizaram as equipes pelo trabalho. Logo em seguida, começaram a ser realizadas uma série de atividades, com o objetivo de estimular o debate e a troca de experiência entre os presentes.Encontro Regional Ciclo Saúde Resplendor

 No primeiro momento do Encontro, os participantes foram divididos em quatro grupos e receberam quatro estudos dirigidos temáticos, sobre temas como saúde da mulher, álcool e drogas e saúde do adolescente sob a perspectiva da DST/AIDS. Depois, os presentes foram mais uma vez divididos, dessa vez em cinco grupos, para uma dinâmica sobre intersetorialidade, educação permanente, educação em saúde (comunidade), acolhimento, avaliação e registro. A cada dez minutos os grupos mudavam de temática e ao final da atividade foi apresentada uma síntese sobre os principais temas debatidos, com os principais desafios e sugestões de cada setor.

Durante todo o evento, os participantes foram incentivados a escrever em um papel suas ideias e percepções. Assim, formaram o Mural de AHA’S. Entre as percepções dos usuários, estavam ação Intersetorial; capacitação de gestores financeiros; maior conhecimento sobre os equipamentos sociais; mais parcerias; criar um catálogo da saúde apresentando a rede de saúde; enfermeiro como multiplicador; maior participação e parceria com o conselho de saúde; entre outras.

Ao final do Encontro, os participantes tiveram a oportunidade também de apresentar as práticas de saúde implantadas pelas equipes, em parceria com o Ciclo Saúde. Entre as iniciativas apresentadas pelas equipes estavam: grupo de Zumba para trabalhar com hipertensão e diabetes; momento saúde, onde os ACS vão até a rádio local para informar a população sobre saúde de acordo com os temas trabalhados pelo calendário do Ministério da Saúde; grupo terapêutico para trabalhar ansiedade; ações sobre a vacinação para febre amarela, com palestra para mobilização coletiva sobre a temática; entre outros.

O Ciclo Saúde é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde e a Universidade Estácio de Sá (Mestrado em Saúde da Família e ADITEC/Estácio).