Notícias

Plataforma dos Centros Urbanos anuncia resultados da cidade do Rio de Janeiro

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou, no último dia 30, os resultados do projeto Plataforma dos Centros Urbanos obtidos pelo Rio de Janeiro. A iniciativa da PCU atua com a parceria do CEDAPS, promovendo os direitos das crianças e dos adolescentes e a redução das desigualdades que os afeta. Ela tem como objetivo primordial gerar mobilização social e o debate entre gestores públicos com a sociedade, a fim de assegurar os direitos dos jovens a: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se do HIV/Aids; crescer sem violência e ser prioridade absoluta das políticas públicas.

A cerimônia, que aconteceu na zona portuária da cidade, contemplou 43 grupos de articuladores locais (GAL) com o certificado de reconhecimento do UNICEF. Esse primeiro ciclo, que foi realizado entre 2008 e 2012, alcançou conquistas em diferentes áreas como saúde, educação, proteção e participação. A cidade do Rio de Janeiro reduziu a taxa de homicídios entre adolescentes, passando de 38% em 2008 para 30,9% em 2010. O Rio também aumentou percentual de crianças e adolescentes com deficiência com acesso à escola regular, de 33,9% em 2008 para 52,4% em 2011, além da ampliação da cobertura dos programas de atendimento à saúde da família, de 22,6% em 2008 para 62,3% em 2011. “O trabalho do UNICEF é um trabalho de prevenção que começa com os mais jovens, para podermos criar um mundo melhor”, disse Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

De acordo com Kátia Edmundo, diretora executiva do CEDAPS, o projeto apresentou resultados, em especial no que se refere à mobilização das comunidades, mas ainda há muito que ser feito. “Esses foram anos de conquistas e adesão dos prefeitos e das comunidades. Pra nós é um balanço muito positivo do ponto de vista da mobilização da comunidade e do seu desejo de desenvolver ações em relação à garantia dos direitos das crianças”, analisa Kátia.

CEDAPS e UNICEF: parceria por uma infância melhor
O CEDAPS atua como organização parceira do UNICEF no acompanhamento dos Grupos Articuladores Locais inscritos na Plataforma dos Centros Urbanos. Os GALs agregam adolescentes, lideranças comunitárias, profissionais de serviços públicos e representantes de organizações não governamentais de diferentes áreas da cidade. “Esse foi o 1º ciclo da Plataforma e, a partir dos resultados, faremos uma série de avaliações. O UNICEF aponta um interesse em expandir e desenvolver novos ciclos a ser avaliado” revela Kátia Edmundo.

Conheça os Grupos de Articuladores Locais contemplados com reconhecimento do UNICEF:

Ação (Parque Colúmbia), Acoprovi (Cidade de Deus), Amigos do Meio Ambiente (Vista Alegre), Atitude (Quitungo), Berço dos Sonhos (Jardim Palmares), Cidadão do Futuro (Itapuca), Crescer e Viver (Canitá, Mineiros e Matinha), Cuidar é Crescer (29 de março), Desenvolver (Salgueiro), Educando com Arte (Conjunto dos Bandeirantes e Coroado), Educar para Renovar (Guaratiba), Em Construção (Vila Cruzeiro), Ensinando e Aprendendo (Nova Sepetiba), Esperança Jovem (Estrada da Matriz), Estrela Dalva (Rocinha), Estrelinha Dourada (Bancários), Fênix (Vila Kennedy), Gera Ação (Vila Vintém), Jovem Participação Social (Conjunto Habitacional Dom Jaime Câmara), Juventude Feliz (Praia da Rosa), Mobilização (Parque Horácio), Mosaico (Morro dos Prazeres), Nossa História (Vila Aliança), O Futuro é Agora (Morro do Borel), Palavra e Ação (Parque das Missões), Renascer Criança Feliz (Nova Sepetiba), Semente do Bem (Mato Alto), Sempre Unidos 1 (Morro dos Macacos), Sempre Unidos 2 (Morro dos Macacos), Sonhos (Juramento), Tatiane Lima (Batan), Taus (Morro do Dendê), Tijuaçu (Matamachado e Tijuaçu), TransFORMANDO a Minha Vida (Adeus), Transformando pelo Esporte (Vila São Pedro), União (Morro do Andaraí), União para o Futuro (Conjunto Urucânia), Unindo Forças (Ilha de Guaratiba), Vida (Nova Brasília), Vitrine de Talento (Praia do Cardo), Vivendo e Aprendendo (Morro do Urubu), Viver Melhor (Morro da Fé), Vontade e Atitude (Rio Piraquê).

Informações para a imprensa:
Target Assessoria de Comunicação

Márcia Vilella | Letícia Reitberger | Felipe Martins

(21) 8158 9692 | 8158 9715 | 2284 2475