Notícias

Participantes do Programa Jovens Construtores no Borel e na Cidade de Deus inauguram espaços revitalizados durante o curso

Ativos comunitários foram devolvidos aos moradores das comunidades com ação cidadã

Os participantes das turmas do Programa Jovens Construtores no Borel e na Cidade de Deu inauguraram os seus ativos comunitários, espaços de uso público na comunidade, que foram reformados como parte do aprendizado. A inauguração dos espaços contou com uma ação cidadã nas comunidades.

No Borel, os participantes deram uma cara nova ao Aterro. No local, eles pintaram os bancos, as mesas de jogos e os brinquedos. A escada que leva à praça também ganhou melhorias. Os jovens produziram ainda um mosaico, técnica aprendida durante o curso, com o logo do programa. Durante o evento de inauguração, crianças puderam se divertir com pula-pula e pinturas no rosto. Além disso, uma equipe do posto de saúde da comunidade distribuiu kits de higiene bucal e conversou com os presentes. Ao final, um mutirão realizou a limpeza do local.

acao-cidada-inaugura-ativos-comuntarios-no-borel
Ação cidadã inaugura ativos comuntários no Borel

 

 Profissionais posto de saúde e o presidente do Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca, Felipe Vieira
Profissionais posto de saúde e o presidente do Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca, Felipe Vieira

Já na Cidade de Deus o local revitalizado foi a Praça Ageu. Eles pintaram os brinquedos da praça, com a supervisão de duas profissionais que também são da comunidade, Lúcia Barbosa e Lourdes Nascimento. A Ação Cidadã contou com brincadeiras, distribuição de prendas, lanches e kits, os quais foram entregues por profissionais do posto de saúde local.

Jovens Construtoras fazendo pintura de rosto
Jovens Construtoras fazendo pintura de rosto

 

Equipe do posto de saúde da Cidade de Deus
Equipe do posto de saúde da Cidade de Deus

“Os ativos comunitários são fundamentais para demonstrar a importância do movimento dos jovens nos processos de desenvolvimento de suas comunidades. É muito importante quando a comunidade os observa envolvidos nesse processo de revitalização e passa a vê-los como jovens que produzem para o bem comum da comunidade”, comentou a diretora do CEDAPS, Kátia Edmundo.

No Borel, o programa conta com a parceria do Instituto de Cidadania Unidos da Tijuca, organização de base comunitária responsável pela realização do projeto. Na Cidade de Deus, a organização parceira do Jovens Construtores é a Associação Semente da Vida (ASVI).

O CEDAPS é o responsável por implementar o Programa Jovens Construtores, uma iniciativa da YouthBuild International, no Brasil, em parceria com organizações comunitárias locais. Para essas edições, o Jovens Construtores conta ainda com a parceria do CIEE e do SECONCI. A edição Cidade de Deus, que pela primeira vez é focada na área de telecomunicações e vendas, conta com a parceria do Oi Futuro, da Oi e da SEREDE.