Notícias

Morro do Borel recebe membro da YouthBuild em fevereiro

Representante da organização esteve no Rio e conheceu jovens do projeto

Visita Joel Miranda_bx

Joel Miranda, diretor de Desenvolvimento de Liderança da YouthBuild International, esteve no Rio de Janeiro para conhecer alguns ativos comunitários revitalizados pelos participantes do Programa Jovens Construtores no Morro do Borel, na Tijuca. No dia 07 de fevereiro, ele foi recebido por alguns jovens da comunidade, pela equipe do Instituto de Cidadania da Unidos da Tijuca, organização de base comunitária que realiza o projeto no Borel, e pela equipe do CEDAPS, na sede do Instituto, que também recebeu ativos dos jovens.

Visita Joel Miranda2,_bx

Joel fez uma breve caminhada pela comunidade vendo os espaços de lazer e pontos de encontros que foram revitalizados pelos Jovens Construtores que, no Borel, já formou três turmas. “Toda comunidade precisa de um lugar para se reunir. Isso faz com que as pessoas se apropriem de um espaço que deveria ser delas”, destacou Joel ao ver uma quadra de esportes que hoje é muito utilizada para realizar festas para os moradores.

Trovão Victor, participante da primeira turma do Borel, conversou com Joel ao longo da caminhada e contou que o projeto também é bom para incentivar os jovens a realizar alguma atividade. “O que eu aprendi no Jovens Construtores, como colocar piso e azulejo, coloquei em prática em casa. Foi bom participar também porque eu estava muito parado”, contou Trovão. “Eu mesmo, quando participei do projeto, ia por não ter o que fazer em casa e depois passei a gostar muito do que aprendia”, respondeu o diretor para o jovem, que também foi um jovem construtor antes de ser membro da YouthBuild.

Visita Joel Miranda3_bx

Ao fim do encontro, Joel destacou a importância da fala dos jovens quando eles dizem que podem ser responsáveis pela mudança nos espaços onde moram. “Isso é muito importante, pois mostra o quanto eles gostam daqui e têm vontade de construir um lugar melhor para as futuras gerações”, concluiu.