CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

01 de fevereiro, 2013

Ministério da Saúde lança campanha nacional de combate ao HIV/Aids no Morro dos Prazeres

Foi lançada ontem, dia 31, no Morro dos Prazeres, a campanha nacional de combate ao HIV/Aids, do Ministério da Saúde. Intitulada “A vida é melhor sem Aids”, o objetivo da ação é conscientizar as pessoas de que o uso da camisinha é necessário em todas as relações sexuais. O evento, que reuniu centenas de pessoas, entre elas, autoridades, artistas, agentes comunitários de prevenção, líderes comunitários e moradores da região, também teve distribuição de preservativos e folhetos informativos.

Representando o Ministro da Saúde, o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ressaltou que a Aids deve ser tratada com atenção, principalmente pela juventude: “Muitas pessoas, em especial os jovens, tratam a Aids como uma doença banal, sem importância. Mas ela não é, e traz uma carga tremenda para quem vive com ela. Por isso essa campanha é tão importante e serve como alerta para todos nós”.

Os grandes homenageados do evento foram os agentes comunitários de prevenção, que realizam um trabalho diário de conscientização, através de ações diversas como moto-informação, camelô educativo, dispensadores de garrafa pet, bicicletas de prevenção etc.

Bárbara Salvaterra, da Gerência de DST/Aids, ressaltou a importância deles para o combate à doença: “é fundamental o apoio dessas pessoas influentes na comunidade. Só com a ajuda delas poderemos combater as doenças sexualmente transmissíveis, ainda mais nessa época do carnaval”.

Representando o Movimento Nacional de Hepatites Virais, Carlos Varaldo disse: “parabéns, Brasil, pelo melhor programa de Aids do mundo”. Muito aplaudido, ele fez questão de dizer que o país é referência em prevenção e tratamento da doença.

A diretora do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), Kátia Edmundo, prestou homenagem a todos os agentes comunitários de prevenção do Rio, citando o Rap da Saúde e a Rede de Comunidades Saudáveis. Para Elisa Brandão, da Associação de Moradores do Morro dos Prazeres, “não há nada melhor do que ter prazer com segurança”. Ela ainda falou da alegria de fazer parte da comunidade que foi palco do lançamento de uma campanha tão importante.

Também convidado pelo Ministério da Saúde, o humorista Fábio Porchat fez questão de lembrar que hoje em dias existem inúmeros tipos de camisinhas, de diferentes tamanhos, texturas e cores. “Não há mais desculpas para não usar”, disse Porchat.

O evento foi encerrado com show da Orquestra Voadora e performance de dança do grupo Jovens de Periferia.