Notícias

Lideranças da RCS são homenageadas em seminário na Alerj

Em comemoração ao Dia Internacional de Direitos Humanos a Alerj realiza, no dia 10 de dezembro, um dia de debates sobre o tema com diversas atividades culturais e exibição do documentário “Elas da Favela”, sobre mulheres do Complexo do Alemão. Dirigido pela Comissão de Direitos Humanos, o documentário é apresentado por Lúcia Cabral e Renata Trajano, da Educap/RCS.

O documentário tem como proposta falar sobre a situação das mulheres em dias de conflitos no conjunto de favelas. O vídeo foi gravado nas comunidades da Grota, Matinha e Canitá com cerca de 10 moradoras da região.

Organizado por 12 entidades, o evento é gratuito e aberto. Organizações e pessoas que se destacaram no ano de 2007 na luta pelos direitos humanos serão homenageadas.

O evento acontece das 10h às 18h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Palácio Tiradentes, praça XV, Centro do Rio.

Confira a programação:

09h30: Abertura

10h: Mesa de debates “A luta pelos Direitos Humanos no capitalismo”

Debatedores: Miguel Baldez (Najup/UCAM), Roberto Leher (Faculdade de Educação/ UFRJ), Elídio Marques (Faculdade Nacional de Direito/UFRJ) e Sandra Quintela (Programas Alternativos para o Cone-Sul).

13h: Lançamento do documentário “Elas da Favela”, que retrata as angústias e alegrias de seis mulheres numa das maiores favelas do Rio, o Complexo do Alemão.

14h30: Show de Hip Hop produzido pela Child Hope e Fundação São Martinho, com meninos que cumprem Medida Sócio Educativa.

15h30: Mesa de debates “As várias faces da luta pelos Direitos Humanos”

Debatedores: Marildo Menegatt (Escola de Serviço Social/UERJ), Cecília Coimbra (Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ), Fernanda Vieira (Rede Nacional de Advogados Populares / MST) e Dulce Xavier (Católicas pelo Direito de Decidir).

17h: Homenagem a 24 organizações que se destacaram na atuação pelos direitos humanos em 2007.

18h: Show de encerramento com o grupo Harmonia Enlouquece, formado por técnicos, usuários e médicos do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro.

(Publicado em 07-12-07)