Notícias

Seminário discute recursos e necessidades das comunidades da rota do PAN 2007

Será realizado, nos dias 22 e 23 de janeiro, o seminário Diagnóstico Social e Esportivo, uma das etapas do projeto do Legado Social do PAN 2007 – iniciativa coordenada pelo Observatório de Favelas e Secretaria do Governo Federal para o PAN, com a parceria do CEDAPS e da Rede de Comunidades Saudáveis.

O seminário terá por objetivo central o levantamento de dados sobre os problemas e recursos locais de cada uma das 50 comunidades envolvidas no projeto por se situarem na chamada “Rota do PAN”, ou seja, nas áreas próximas aos locais de realização dos Jogos Olímpicos. As informações e percepções das lideranças serão utilizadas para qualificar os dados obtidos pela pesquisa sócio-demográfica realizada pelo Observatório de Favelas, a partir de documentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Pereira Passos.

O levantamento de dados e o perfil sócio-demográfico das comunidades serão complementados, posteriormente, com uma pesquisa participativa com representações e instituições comunitárias indicadas pelas lideranças participantes do seminário.

A partir do Diagnóstico, as lideranças e moradores das comunidades elaborarão recomendações que serão utilizadas para orientar as ações governamentais e da sociedade civil na realização de investimentos que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores, ou seja, construir o Legado Social do PAN.

O seminário do Diagnóstico Social e Esportivo do Legado Social será realizado no auditório da Universidade Unigranrio (Rua da Lapa 86/11º andar), de 9h às 17h.