Notícias

Jovens do Mapeamento Digital de Riscos Socioambientais organizam gincana no Morro do Urubu

eWQEbmbcJLiEnwtMfhKM8N1MtQ5v953uyTWj7aUC4Xg,WyGlntVPlOfXeJWpMEDx6PQz_ioNieDoqWKKZza9z6A

No dia 27 de julho, aconteceu a Gincana “Ligados nos Problemas” no Morro do Urubu. Com planejamento e premiação concebidos pelos participantes do Mapeamento Digital de Riscos Socioambientais Liderado por Jovens, a atividade integra o Plano de Ação do Morro do Urubu. Os jovens e voluntários locais começaram a construir uma lixeira comunitária, uma “caçamba fixa” para o depósito dos resíduos da Rua Silva Feijó, identificada pelos jovens como principal ponto de descarte inadequado, e um dos poucos locais onde a Comlurb passa retirando o lixo.

Divididos em equipes Laranja, Azul e Verde, crianças, adolescentes e jovens recolheram materiais recicláveis pela comunidade. “A chuva atrasou um pouco a programação, mas cerca de 60 crianças e adolescentes participaram da Gincana “Ligados nos Problemas”, que limpou três áreas da comunidade”, explicou Liliane Higino, de 15 anos, uma das autoras do Plano de Ação. Em três horas de gincana, estima-se que 1T de material reciclado foi recolhido. A equipe Azul, formada principalmente por crianças de 08 a 14 anos, foi a vencedora, e realizou um passeio turístico pela cidade do Rio de Janeiro.

Paralelamente à atividade, parceiros locais ofereceram atividades à população, que circulou bastante pela área da gincana. A Comlurb colocou uma tenda para expor e debater temas da educação ambiental, como reciclagem e combate à dengue; a Escola Popular de Saúde do Morro de Saúde ofereceu oficina de pintura; e as equipes da Estratégia de Saúde da Família montaram uma barraquinha para aferir pressão arterial e taxa de glicemia. Segundo uma das agentes comunitárias de saúde, mais de 100 pessoas foram atendidas. O grupo de pagode “Só Limpeza”, formado por garis da Comlurb, animou a comunidade cantando pelos becos e vielas.

A Gincana “Ligado nos Problemas” foi registrada em vídeo pela BemTV e integrará o vídeo que irá descrever os planos de ação do projeto.