CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

11 de agosto, 2017

Jovens Construtores participam de oficinas de adereços oferecidas pela Unidos da Tijuca

Atividade faz parte da formação da Turma 4 do programa no Borel

visita ao barracão 02

Entre os dias 24 e 28 de julho, a Turma 4 do Programa Jovens Construtores do Borel participou de uma oficina de adereços, sob comando da equipe da Escola de Samba Unidos da Tijuca. Durante as oficinas, os jovens tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre como o carnaval, que é visto por milhões de pessoas do mundo inteiro, é produzido. Eles e elas apreenderam sobre todo processo de produção de alegorias e adereços, como a colagem de plumas e penas, o corte dos moldes, aplicação de glitter etc. No Morro do Borel, o Jovens Construtores é realizado em parceria com a organização de base comunitária Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca, braço social da escola.

“Foi muito bom!”, conta Ivone Gomes, que é secretária da Unidos da Tijuca e presidente da Ala das Baianas e do Departamento Feminino e foi uma das responsáveis por ministrar as oficinas para os jovens. “A receptividade e a participação dos alunos superou nossas expectativas”, completa ela. Laerte Moreira, coordenador de alegoria e fantasia da escola de samba Unidos da Tijuca, se juntou a Ivone no comando das oficinas: “os jovens aprenderam a produzir alegorias e fantasias. A partir das instruções, pudemos ensinar como é realizado todo o processo de produção, a colagem de plumas e penas, o corte dos moldes, aplicação de glitter. Dessa forma, a oficina foi se tornando uma oportunidade de conhecimento e estímulo a criatividade”.

Participando ativamente das aulas, os alunos demostraram grande interesse no aprendizado. Conforme montavam os adereços, desafiavam a si mesmos a criarem suas peças da melhor maneira. “Tem muita gente boa nessa turma, que já pode ser aproveitada pela escola para a produção do próximo carnaval”, conta Ivone.

Ivone e Laerte destacaram também que a oficina foi uma oportunidade da Unidos da Tijuca se aproximar dos jovens da sua comunidade. “É sempre importante envolver os jovens nesse tipo de atividade, pois qualquer conhecimento é rapidamente absorvido por eles, o que também se torna uma oportunidade de encontro para muitos”, destaca Laerte. Ele conta ainda que já existem planos concretos para absorção dessa mão obra: “esse já foi um assunto debatido com o presidente e estamos de portas abertas para recebê-los”. “E além do carnaval, eles podem se inserir em outros mercados, como o de produção de festas”, ressalta Ivone. Antes de iniciar as oficinas, os Jovens Construtores tiveram a oportunidade de visitar o barracão da Unidos da Tijuca e ver de perto a produção do carnaval.

O Programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada para a formação de jovens, originalmente concebida pela organização YOUTHBUILD e implementada no Brasil pelo CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, com assessoria do YouthBuild International. A missão do Jovens Construtores é não apenas contribuir para o crescimento profissional de jovens moradores de favelas e periferias, mas também para o seu desenvolvimento pessoal e da sua cidadania.