Notícias

Grupo de Trabalho do projeto ReciclAção faz reunião para planejar ações de 2014

Cedaps

Aconteceu na última quinta-feira, dia 30 de janeiro, a primeira reunião de 2014 do Grupo de Trabalho do ReciclAção. No encontro, foram apresentados e discutidos o planejamento anual e cronograma de atividades de 2014, visando a consolidação do projeto na comunidade do Morro dos Prazeres.

Os parceiros do ReciclAção acordaram que o foco das ações no primeiro semestre será a construção do espaço para armazenamento e separação de todos os resíduos coletados, capaz de suportar a quantidade de material que o projeto pretende arrecadar até março de 2015: 3,5 toneladas mensais.

Além disso, a equipe vai passar por treinamentos. Essa qualificação é essencial para que, ao final do ano, o projeto seja tocado apenas pelos moradores da comunidade. “Chegou a hora de transformar o que era um projeto piloto em um negócio social sustentável e permanente no Morro dos Prazeres. Para isso, é preciso que a comunidade se aproprie do projeto, seja mais protagonista”, explicou Luis Arcoverde, assessor de projetos do CEDAPS.

Para erguer a estação de coleta, Fernanda Pernasetti, do programa UPP Social, já está fazendo articulações com as secretarias da Prefeitura responsáveis por autorizar esse tipo de construção.

“A gente precisa sempre planejar, porque cada avanço traz também desafios”, explicou Cris dos Prazeres, fundadora do grupo PROA e uma importante liderança comunitária. As ações educativas são fundamentais para aumentar o engajamento dos moradores e, por isso, já estão incluídos no calendário do projeto os cafés da manhã com a Comlurb, passeios com as crianças, festas, mutirões de limpeza e um bingo itinerante em que, para receber uma cartela, é preciso doar uma quantidade pré-definida de resíduos recicláveis.

Para o mês de março, primeiro aniversário do ReciclAção, está sendo programada uma festa que une entretenimento e conscientização, com a participação de todos os parceiros que vêm trabalhando por um Morro dos Prazeres mais limpo. “É muito importante também aproveitar esse momento para fazer uma devolutiva para a sociedade, explicar tudo o que já fizemos e o que planejamos fazer”, acrescentou o agente educador Genival André.