Notícias

Fórum ONGs Tuberculose/RJ completa 12 anos de fundação e reúne lideranças do Estado

12 anos Forum TB

O Dia 6 de agosto – Dia Estadual de Conscientização e Mobilização e Combate à Tuberculose, foi marcado pelo aniversário do Fórum TB/RJ e pelo Seminário Estadual de Tuberculose, no Hotel Arcos Rio Palace, Rio de Janeiro.  O evento contou com a presença de importantes personagens, entre eles, o Secretário Estadual de Saúde, Felipe Peixoto, esteve presente na abertura do seminário e falou sobre o papel do Estado na luta contra a Tuberculose, anunciando campanhas em combate à doença. Roberto Pereira  – Fórum Estadual de ONGs na Luta Contra a Tuberculose/RJ, e Carlos Basília  – Observatório Tuberculose Brasil, também estiveram na mesa de abertura e reforçaram a importância da mobilização frente ao tema dentre outras relevantes observações. Dr. Alexandre Chieppe  – Secretaria Estadual de Saúde, ressaltou que ainda se fala pouco sobre a Tuberculose. O preconceito também é um complicador da doença e prejudica a atuação dos profissionais de saúde, que muitas vezes não são informados sobre a TB.

Chieppe mencionou também que há uma meta para que em 20 anos os casos de Tuberculose sejam diminuídos em 50%. Ele citou que a produção de novos medicamentos é uma grande oportunidade para que o tratamento da doença torne-se mais fácil. A coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose  – Ana Alice Bevilaqua, apresentou a situação epidemiológica no estado do Rio de Janeiro, onde cerca de 10% dos pacientes com Tuberculose possuem o vírus HIV e a demora no diagnóstico da doença é um problema que dificulta o tratamento. Ela também destacou que o município é o primeiro colocado no ranking de casos de Tuberculose, seguido por Duque de Caxias e Belford Roxo.

A assistente social Maira Guazzi falou sobre os benefícios e a proteção social. Para ela, o paciente que possui o benefício social tem mais chances de se curar, o que identifica que a doença vai muito além do remédio. Os fatores econômicos, sociais e ambientais também são complicadores da Tuberculose, o que aponta que a doença se caracteriza pela pobreza.

Apesar das conquistas, são inúmeros os desafios. Juntos na luta pelo fim da Tuberculose.