CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

16 de fevereiro, 2016

Fórum ONGs Tuberculose se reúne pela primeira vez em 2016

Membros do Forum ONGS TB reunidos em volta da mesa

Aconteceu na quinta-feira, dia 04 de fevereiro, a primeira reunião do Fórum ONGs Tuberculose de 2016. O encontro aconteceu no auditório da Federação Bandeirantes do Brasil, no Centro do Rio. O Fórum ONGs Tuberculose é uma instância representativa das instituições não governamentais e sem fins lucrativos que desenvolvem atividades de mobilização social, educação em saúde no desenvolvimento de atividades de prevenção e assistência às pessoas afetadas pela tuberculose no âmbito do Estado.

Foram debatidos a posição do grupo em relação à ausência de nova coordenação do Programa Nacional do Controle de Tuberculose, a conjuntura da saúde no Plano Nacional, Estadual e Municipal e propostas para a Frente Parlamentar Nacional e Municipal, além da reinstalação da Frente Parlamentar Estadual.

Os membros do Fórum também discutiram possíveis ações para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose- em março, ações de carnaval, emergências nacionais (dengue, zica e chikungunha), a falta de vacina BCG nos postos de saúde, o monitoramento da situação da tuberculose no estado do Rio (pactuação feita em maio 2013, envolvendo 32 municípios prioritários para a tuberculose).

Além de representantes das organizações não governamentais, participaram também a Coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose (PCT/SES/RJ), Ana Alice Bevilaqua, o coordenador do Programa Municipal de Tuberculose (PCRJ), Jorge Pio, e o representante da Pastoral da Aids, Diácono Bernardo Rangel Tura.