Notícias

Fórum ONGs Tuberculose se reúne pela primeira vez em 2016

Membros do Forum ONGS TB reunidos em volta da mesa

Aconteceu na quinta-feira, dia 04 de fevereiro, a primeira reunião do Fórum ONGs Tuberculose de 2016. O encontro aconteceu no auditório da Federação Bandeirantes do Brasil, no Centro do Rio. O Fórum ONGs Tuberculose é uma instância representativa das instituições não governamentais e sem fins lucrativos que desenvolvem atividades de mobilização social, educação em saúde no desenvolvimento de atividades de prevenção e assistência às pessoas afetadas pela tuberculose no âmbito do Estado.

Foram debatidos a posição do grupo em relação à ausência de nova coordenação do Programa Nacional do Controle de Tuberculose, a conjuntura da saúde no Plano Nacional, Estadual e Municipal e propostas para a Frente Parlamentar Nacional e Municipal, além da reinstalação da Frente Parlamentar Estadual.

Os membros do Fórum também discutiram possíveis ações para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose- em março, ações de carnaval, emergências nacionais (dengue, zica e chikungunha), a falta de vacina BCG nos postos de saúde, o monitoramento da situação da tuberculose no estado do Rio (pactuação feita em maio 2013, envolvendo 32 municípios prioritários para a tuberculose).

Além de representantes das organizações não governamentais, participaram também a Coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose (PCT/SES/RJ), Ana Alice Bevilaqua, o coordenador do Programa Municipal de Tuberculose (PCRJ), Jorge Pio, e o representante da Pastoral da Aids, Diácono Bernardo Rangel Tura.