CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

05 de fevereiro, 2009

Evento mobiliza jovens para Plataforma dos Centros Urbanos

Cerca de 70 pessoas participaram de um encontro promovido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) em parceria com o CEDAPS, no Centro do Rio, no dia 22 de janeiro. O evento teve como objetivo mobilizar os jovens para participarem da Plataforma dos Centros Urbanos – uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes moradores de comunidades populares.

Durante a atividade, jovens – maioria absoluta no encontro – moradores dos Complexos da Maré, Alemão, Lins e Penha; das comunidades da Rocinha, Cidade de Deus, Morro dos Prazeres, Conjunto dos Amarelinhos (Acari), Manguinhos, Vidigal, Ilha de Guaratiba, Sepetiba, Campo Grande, Madureira e Santa Cruz, puderam expor diversas reivindicações de melhorias para os locais onde vivem.

Moradora da comunidade Urucânia, em Santa Cruz, Mayara Rodrigues, apresentou aos jovens a proposta da Plataforma explicando que a participação será por meio do Grupo Articulador Local (GAL): “A gente está aqui hoje não só para falar da Plataforma, mas também da nossa participação nela porque a Plataforma é para nós! Então vocês montem o grupo de articulação local de vocês porque a Plataforma agora vai mudar nosso Rio de Janeiro!”

No encontro teve também exibição de vídeos, dinâmicas e muita troca de idéias com e entre os jovens. A coordenadora geral do Escritório do Unicef no Rio de Janeiro, Luciana Phebo, falou das conquistas que os jovens terão com a Plataforma como, por exemplo, capacitações, inserção em diferentes espaços da cidade, participação em encontros entre comunidades, entre outras conquistas.

“O Unicef acredita na força que as crianças e os adolescentes têm. Por isso estamos aqui para escutar os sonhos de vocês e ajudar vocês a conquistá-los; dar a oportunidade de vocês conquistarem. Esse é o foco da Plataforma”, disse Luciana Phebo.

Durante o evento, os participantes também construíram e assinaram um termo se comprometendo a apoiar a iniciativa.

 

Publicado em 05-02-2009