Notícias

Estudo participativo no Borel

Estudo 1

O CEDAPS realizou, no dia 20 de outubro, um diálogo no Centro Municipal de Saúde Carlos Figueiredo Filho com agentes comunitários de saúde e adolescentes do RAP da Saúde da CAP 2.2.

Durante o evento, foi elaborado um roteiro para mapeamento socioambiental de vulnerabilidades para Tuberculose e foi construído um questionário utilizando a metodologia participativa “PerguntAção”. Ela possibilita ouvir e considerar o que pensa a comunidade e seus resultados podem indicar com mais clareza o foco e as estratégias, criando condições mais favoráveis à implementação de projetos de desenvolvimento local.

A consulta participativa compõe a influência de diversos atores em todas as etapas, fazendo assim com que ela possa ser construída e realizada a muitas mãos, de modo que pessoas que moram ou atuam no contexto local possam contribuir com a concepção do foco principal da consulta, dos instrumentos de consulta e até da análise dos resultados.

No encontro, os participantes ainda mencionaram questões sobre falta de informação, preconceito, estigma, TB/HIV, acolhimento, saneamento básico, alimentação, abuso de drogas e outros.