Notícias

ERONG Sudeste propõe apoio ao trabalho de prevenção da aids em comunidades

Entre as propostas votadas na Plenária Final do 4° Encontro Regional de ONG/Aids Sudeste – realizado de 5 a 7 de setembro, em Ribeirão Preto (SP) – duas reivindicam mais apoio (inclusive financeiro) dos governos ao trabalho de prevenção das DST/Aids, desenvolvidos em comunidades populares. As propostas serão debatidas novamente no Encontro Nacional de ONG/Aids (ENONG), que acontecerá em novembro, na cidade do Rio de Janeiro. A Rede de Comunidades Saudáveis (RCS) e o CEDAPS participaram do encontro.

“Que haja reconhecimento e apoio governamental – com incentivo – para as ações já desenvolvidas pelas comunidades empobrecidas” foi o texto da proposta elaborada pelo GT Pobreza, crack e aids, destinada ao Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde e aprovada pelos participantes do ERONG.

“Soubemos que lá em São Paulo os agentes já recebem e aqui não. Já são reconhecidos no seu trabalho. A experiência de São Paulo motivou a gente na proposta”, disse Gracinda Bueno, presidente do Grupo de Mulheres de Vila Parque Cidade, uma das associações integrantes da Rede de Comunidades Saudáveis.

Reunindo agentes de redução de danos e agentes comunitários de prevenção (muitos da RCS), entre outros participantes, o GT Pobreza, crack e aids elaborou mais duas propostas relacionadas ao contexto de pobreza: “Instrumentalização técnica e material para profissionais, agentes de saúde, de prevenção e multiplicadores para abordagem de redução de danos em contextos de pobreza” e “Elaboração de folhetos sobre adesão ao tratamento de TB/HIV/aids e dos riscos causados pela não adesão ao tratamento”. Ambas foram direcionadas ao Departamento de DST/Aids.

“As propostas apresentadas foram boas; a maioria só precisou de adequação de texto para ser aprovada. A gente espera que elas venham a ser pactuadas e amarradas no ENONG. Tem que reforçar essas propostas”, disse Gracinda sobre o resultado final dos trabalhos.

As associações da Rede de Comunidades Saudáveis que participaram do 4° ERONG Sudeste foram: Casmma, Projeto Rede de Proteção Humana, Grupo de Mulheres de Vila Parque da Cidade, Centro Social e Cultural Tatiane Lima, Centro Comunitário Raiz Vida, Comitê Conjunto Caioaba, Comitê Menino Jesus de Praga, Casco, Associação de Moradores do Morro da Fé, Ponto de Arte Cidadã, Associação de Mulheres e Amigos do Morro do Urubu e Associação de Mulheres de Edson Passos.

Para conhecer as demais propostas aprovadas pelo 4° ERONG Sudeste, clique
aqui
.

Matéria relacionada:

RCS participa do 4º ERONG Sudeste

Publicado em 21-09-2009