Notícias

Dois anos de Reciclação

template - amamentação

Um encontro comemorativo do Grupo de Trabalho (GT) do Projeto Reciclação marcou os dois anos do projeto na última segunda-feira (23). Além de celebrar o aniversário do Projeto – que mudou a rotina dos moradores do Morro dos Prazeres, localizada em Santa Teresa, Rio de Janeiro, a reunião realizada na sede do CEDAPS foi dedicada ao planejamento do evento de comemoração que acontecerá dia 11 de abril na comunidade.

O Reciclação é um projeto de coleta seletiva e reciclagem com ênfase na mobilização comunitária, com o objetivo de contribuir com a erradicação dos riscos socioambientais do Morro dos Prazeres. Sua proposta é a criação de um ciclo autossustentável de reciclagem e investimento no desenvolvimento da comunidade. É a partir da mobilização comunitária que o projeto recebe a doação de materiais recicláveis descartados pelos moradores e parceiros locais em uma estação de coleta e os vende para recicladoras parceiras da iniciativa. A receita gerada com a venda desses materiais é usada para manter a operação do projeto e, também, investir em programas construídos com a própria comunidade de educação e conscientização ambiental.

Durante o encontro, Orlando Dato destacou que as pessoas que antes sujavam a comunidade são as que agora a limpam: “o que fica do Projeto Reciclação não é o material, é a mudança de mentalidade do cuidado com o ambiente”. Também foi colocado que o coletivo transformou o Morro dos Prazeres e que agora ele serve de referência positiva não só para outras comunidades, mas também para diversos espaços na cidade.

Projeto Jovens Construtores na comunidade, parceria entre o CEDAPS e a organização internacional YouthBuild, onde será oferecido um curso de capacitação na área da construção civil, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental para que os jovens dos Prazeres  possam exercer trabalhos na comunidade e em suas casas e também se inserirem no mercado de trabalho..

 

Conheça mais sobre o Reciclação https://www.youtube.com/watch?v=of_nFHjtGZM