Notícias

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, diversas ações comunitárias foram realizadas para destacar a importância da prevenção e controle da doença e também de epidemias associadas ao HIV/AIDS. Confira as atividades:

 

AÇÕES COMUNITÁRIAS – 24 DE MARÇO

RIO DE JANEIROOficina de Capacitação  do Projeto Comunidades SEM Tuberculose 1

A Rede de Comunidades Saudáveis promoveu em 1º de abril o dia ‘Comunidades Sem Tuberculose’. Realizada no auditório do Prédio da Central do Brasil, sede da SuperDir/SEADH, a ação reuniu lideranças comunitárias de diversos locais do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense que, através de uma oficina de capacitação, aprofundaram seus conhecimentos e discutiram questões como o preconceito e discriminação em relação à Tuberculose. Através de metodologias participativas, as lideranças também debateram sobre coinfecção TB/HIV, direitos sociais das pessoas com TB, a importância do apoio social às famílias e ao doente de TB e como trabalhar o tema nas diversas comunidades.
MESQUITA

Mobilização para controle da Tuberculose em Mesquita.O Centro Social Fusão, a ODM e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Diversidade Sexual/Secretaria de Saúde de Mesquita promoveram uma mobilização comunitária para o combate à Tuberculose na Praça Elizabeth Paixão, Centro de Mesquita. O evento contou com a presença de cerca de 350 pessoas e durante a ação foram realizadas entrega de materiais educativos e divulgação do setor especializado do município para atendimento a TB.
SÃO GONÇALO

Mobilização para controle da Tuberculose em São GonçaloEm São Gonçalo o Centro Social e Cultural Norval Pereira (CESNOP), a Associação de Moradores e Amigos de Jardim Catarina (AMAJAC) e representantes do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), realizaram Ação de Combate à Tuberculose na sede da AMAJAC, no Bairro de Jardim Catarina. Cerca de 200 moradores da região participaram do evento, além de profissionais do CRAS, da Previdência Social, do Programa de Saúde da Família e da empresa AMPLA. Durante a ação foram promovidas palestras e atividades culturais, além da realização de atendimentos e orientações aos cidadãos.

 

ILHA DO GOVERNADOR

Mobilização para controle da Tuberculose na Praça da Cruz VermelhaNa Praia da Rosa, em Tauá, Ilha do Governador, a Associação de Moradores e Amigos da Ilha do Governador (AMUIG) uma roda de conversa sobre Tuberculose marcou o dia 24 de março. A comunidade se concentrou na Quadra de Esportes Euzébio de Farias onde puderam esclarecer dúvidas e receber orientações sobre a doença. Mais de 2 mil materiais educativos foram distribuídos pela AMUIG e voluntários.