Notícias

Dia Mundial de Combate à Tuberculose será marcado com atividades no Centro do Rio

Forum TB Março

Programas municipal e estadual de Combate à Tuberculose farão ações na Praça Mauá e na Cinelândia, respectivamente

No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e serão realizadas atividades para marcar a data e dar visibilidade à doença – segundo a Organização Mundial de Saúde, 1/3 da população do mundo tem contato com o bacilo da tuberculose. No Rio, 73 mil novos casos são notificados por ano.  A programação foi informada durante a última reunião do Fórum ONGs Tuberculose/RJ, que aconteceu na quinta-feira, dia 03 de março, na Federação de Bandeirantes do Brasil.

Na quarta-feira, dia 23 de março, o Programa Municipal de Combate à Tuberculose realizará um evento na Praça Mauá, a partir das 9h até 12h. A atividade contará com divulgação de informações sobre a doença e sobre o acesso ao sistema de tratamento. Além desse evento, o programa realizará atividades em parceria com o Programa Academia Carioca, que tem grande inserção em todas as áreas da cidade. Em cada local, os educadores físicos falarão sobre a doença, suas formas de prevenção e de tratamento com os presentes.

Já o Programa Estadual de Combate à Tuberculose fará sua atividade na Cinelândia, dia 22 de março, de 9h a 12h, em frente à Câmara dos Vereadores. Em tendas, a equipe fará distribuição de material informativo, esclarecendo as dúvidas da população a respeito da Tuberculose. As organizações da sociedade civil foram convidadas para integrar as duas atividades. Os membros do Fórum destacaram a importância da realização de atividades como essas, como alternativa e estratégia para fugir da crise, dando visibilidade à causa e mobilizando a sociedade civil.

O Cedaps estará presente nos dois dias. Para Wanda Guimarães, coordenadora-executiva do Cedaps, a realização desses eventos “possibilita conversar com a população e principalmente repassar informações que são  importantes para reduzir o  preconceito e a discriminação”.

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença.