Notícias

CEDAPS realiza Oficina Aids e Comunidades


A ação faz parte do Projeto Aids e Pobreza, em parceria com o Ministerio da Saúde e Programas de Aids dos Municipios do Rio, Mesquita, Magé, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Programa de prevenção ao vírus HIV, que acontece em parceria com o Ministério da Saúde

Na última quinta-feira, 13 de setembro, aconteceu a Oficina Aids e Comunidades, no Hotel Monte Alegre, Rio de Janeiro. Promovido pelo CEDAPS, o evento contou com a participação dos agentes de prevenção do das DST/ HIV/Aids no Complexos da Maré, Alemão, e Penha, Morro da Fé, Jardim Palmares, entre outros territórios.

A Oficina teve como objetivo aprimorar os Plano de Ação de cada localidade. Para isso, foram feitas planilhas, onde as atividades realizadas dentro e fora dos núcleos de prevenção foram listadas. A ideia do Plano é avaliar o Programa através de indicadores, ou seja, número de atendimentos ou encaminhamentos de pacientes ao Sistema Público de Saúde. Além disso, a Oficina Aids e Comunidades contou com uma apresentação, em slides, sobre o conceito do Plano de Ações, a fim de instrumentalizar esses agentes, que já estão há bastante tempo no trabalho de prevenção.

O encontro também foi essencial para debater assuntos relacionados à socialização da informação. Mauro Lima, agente de prevenção de Jardim Palmares, acredita que as ideias devem ser trocadas e compartilhadas entre os agentes. Para ele, a troca de e-mails, reuniões e capacitações é essencial para o crescimento do projeto e criação de atividades de prevenção nas comunidades.

O Programa Aids e Comunidades é um projeto estratégico que tem o apoio Ministério da Saúde e conta com a participação de diversos agentes de prevenção, de diferentes territórios do Rio de Janeiro. O modelo tem se tornado fundamental como meio de informação e aproximação entre os membros das comunidades.