Notícias

CEDAPS realiza cooperação técnica em HIV/Aids na Bolívia

O CEDAPS facilitou, a convite do Centro Internacional de Cooperação Técnica em HIV/Aids (CICT), a oficina de capacitação para o “Fortalecimento da Sociedade Civil da Bolívia”, durante os dias 10 e 11 de abril, em Santa Cruz de la Sierra.

A oficina teve como objetivos: formular planos e agendas comuns para o período de 2008-2009 para fortalecer a participação da sociedade civil no enfrentamento da epidemia de Aids no país; articular este processo de fortalecimento da sociedade civil com o processo de capacitação dos profissionais de saúde para fortalecer a capacidade técnica de resposta à epidemia.

Participaram cerca de 30 representantes de organizações não governamentais d e Santa Cruz de La Sierra, além de representantes do governo federal e departamental, do CICT e da GTZ – instituição alemã que apóia as atividades do Centro.

“Discutimos os desafios para o enfrentamento da epidemia na Bolívia e, especialmente, em Santa Cruz. Traçamos metas e estratégias que serão implementadas pelas organizações que participaram do encontro”, disse Roberta Mercadante, técnica do CEDAPS que conduziu a oficina.

Durante a atividade, estratégias criadas pela Rede de Comunidades Saudáveis para o enfrentamento da epidemia de DST/Aids em comunidades populares foram apresentadas e muitas serão apropriadas pelas organizações presentes.

O CICT é uma iniciativa do governo brasileiro e do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), cuja missão é facilitar e fomentar projetos de cooperação técnica horizontal sul-sul, visando fortalecer e ampliar respostas nacionais sustentáveis ao HIV/Aids, em países em desenvolvimento.

Roberta Mercadante também concedeu uma entrevista ao jornal ‘El Deber’ e destacou a importância da erotização do preservativo e da realização de jogos e estratégias lúdicas e divertidas para tratar da prevenção.

Veja a entrevista na íntegra:

http://www.eldeber.com.bo/2008/2008-04-11/vernotasantacruz.php?id=080410224531

Publicado em 16-04-08