Notícias

Cedaps participa de encontro da OPAS na Cidade do México

Nos dias 4 e 5 de setembro, o Cedaps participou do “Encontro dos Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Instituições de Referência Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental”, na Cidade do México. O evento, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), reuniu 45 centros colaboradores e de referência da América Latina.

A Opas é uma organização internacional de saúde pública que trabalha há um século para melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Técnicos e cientistas de vários países estão vinculados à Opas promovendo a transferência de tecnologia e difusão do conhecimento acumulado através de experiências produzidas nos Estados Membros da Opas/OMS.

O encontro teve como objetivos alinhar o trabalho realizado pelos Centros Colaboradores e Instituições de Referência com os resultados esperados do plano de trabalho 2008-2009 sobre desenvolvimento sustentável e saúde ambiental da Opas, além de promover processos de convergência entre os centros, em resposta às necessidades de cooperação nacional, sub-regional e regional.

O Cedaps foi convidado a participar do fórum de discussão como instituição de referência e integrou a discussão de estratégias de trabalho sobre municípios e comunidades saudáveis. Segundo Rogéria Nunes, da coordenação técnica do Cedaps, o convite para a reunião ocorreu devido aos diversos trabalhos desenvolvidos pela organização, entre eles a dinamização da Rede de Comunidades Saudáveis.

“O trabalho da rede é muito respeitado e reconhecido pela sua expertise, sua proposta, e, principalmente, por ser desenvolvido numa cidade com tamanha complexidade e vulnerabilidade social como o Rio de Janeiro”, diz ela.

Durante o encontro foi criado um plano de ações e a idéia é que as instituições participantes continuem dialogando online a fim de pensar possibilidades de ações/reflexões conjuntas. A importância da participação do Cedaps nesses espaços, segundo Rogéria, é fundamental:

“Somos uma organização da sociedade civil e conseguimos conquistar o respeito sem o apoio e chancela das grandes instituições educacionais e governamentais. A gente fala de outro lugar. Falamos como sociedade civil e ainda assim conseguimos desenvolver trabalhos que são reconhecidos nacional e internacionalmente”, diz Rogéria.

Na volta para casa, a coordenadora técnica avalia positivamente a participação no encontro, principalmente pelas possibilidades de estabelecer parcerias com diversas organizações públicas brasileiras. “Fiz articulações com entidades que estão muito interessadas em realizar trabalhos em conjunto com o Cedaps”, afirma.

(Publicado em 19-09-07)