CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

24 de março, 2009

CEDAPS e RCS participam de mobilização pelo Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Para marcar a passagem do 24 de março – Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, diversos atores se mobilizam para chamar a atenção sobre a situação da tuberculose (TB) e a associação TB/HIV/Aids no mundo. A data visa mobilizar a população e cobrar das autoridades ações políticas e técnicas mais concretas para o combate à doença.

Como parte da mobilização, de 23 a 25 de março, acontece na cidade do Rio de Janeiro o Fórum Internacional da Stop TB Partnership, uma rede global de luta contra a tuberculose. O evento conta com a participação do CEDAPS, de lideranças da Rede de Comunidades Saudáveis e do Fórum das ONG no Combate à Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro, que apresentarão suas ações voltadas ao controle da TB.

Na Rocinha, a Organização Mundial de Saúde e Grupo de Apoio aos Pacientes e Ex-pacientes de Tuberculose da Rocinha (Gaexpa) realizam, no dia 25 de março, o evento comunitário 2º EducaShow – A Rocinha na Luta Mundial contra a Tuberculose. O Gaexpa informa que “a tuberculose é gravíssima na Rocinha, onde o número de casos novos por ano chega a dez vezes mais que a média nacional”.

O EducaShow acontece das 10 às 20h, na Arena da Curva do S (Estrada da Gávea, 520 – Rocinha) e irá contar com a participação de mais de 40 organizações – dentre escolas, creches, organizações não-governamentais, órgãos de governo e grupos culturais e musicais – que realizarão atividades de artesanato, dança, teatro, música, oficinas educativas e exibição de vídeos. Afiliadas do Fórum ONGs TB-RJ também estarão presentes ao evento.

Por ocasião do 24 de Março, o Fórum ONGs TB-RJ lançou uma
carta
aberta à população na qual convida todos/as os/as brasileiros/as a participarem da mobilização e das ações de combate à tuberculose.

Publicada em 24-03-09