CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

23 de fevereiro, 2017

Carnaval e prevenção: o que você precisa saber

Nesse texto, falamos de algumas informações importantes que você precisa saber para curtir o carnaval com alegria, sem esquecer a saúde

 O carnaval está chegando e é sempre muito importante falar sobre Aids e prevenção.

Muitas pesquisas comprovam que o número de pessoas vivendo com HIV/Aids ainda cresce no Brasil. Todo mundo pode ajudar a diminuir este número e tornar a vida de quem já tem o vírus cada vez melhor.

O respeito a você mesmo é o melhor começo, assim como o respeito às pessoas com quem você convive. Buscar prazer nas relações sexuais é tão importante quanto cuidar do seu corpo e do seu parceiro ou parceira. Sexo sempre com camisinha e usada da maneira correta.

Veja como usar a camisinha corretamente:

  1. Fique atento ao prazo de validade do preservativo.
  2. Não rasgue a embalagem com os dentes e nem utilizando as unhas.
  3. Somente abra a embalagem na hora do uso e coloque com o pênis ereto.
  4. Sempre use lubrificante à base de água.
  5. Retire a camisinha do pênis ainda ereto, com cuidado para não vazar.
  6. Não reaproveite o preservativo. Assim que acabar de usar, dê um nó e jogue no lixo.

Uma das formas de ajudar a combater o HIV e a Aids é ser solidário e apoiar quem já tem o vírus HIV. O preconceito é um grande mal que dificulta a luta contra a Aids.

Também é muito importante se informar sobre o vírus, suas formas de contágio, de prevenção, de tratamento etc. Por exemplo, você sabe o que é a Aids e HIV?

O HIV é o vírus que invade as células do sistema imunológico. A Aids é uma sigla que quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É uma doença que diminui as defesas do organismo, abrindo portas para outras infecções e outras doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

Transmissão

É importante também saber que o HIV não é transmitido por beijo, abraço, suor ou saliva. O vírus é transmitido pelo contato com o sangue contaminado (compartilhamento de seringas e agulhas, transfusões,  através do líquido vaginal e do esperma que podem contaminar durante a relação sexual sem segurança). Nada de transar sem camisinha, mesmo que só role sexo oral!

A mãe também transmite o vírus para o filho durante a gravidez, no parto ou durante a amamentação. Essa é a chamada transmissão vertical, que está quase erradicada no Brasil.

A única forma de saber sua sorologia é fazendo o teste, que é feito nos serviços de saúde. Busque saber onde você pode fazer o seu e indique para quem você ama! É um sinal de que você cuida e se preocupa com a saúde das pessoas que estão à sua volta.

Cura e tratamento

Ainda não existe cura para o HIV/Aids. Entretanto, fazendo o tratamento é possível viver normalmente com o vírus.  Os remédios que compõem o tratamento devem ser tomados do modo correto e com acompanhamento médico.

Algumas dicas importantes!

#Lembre-se de que muitas pessoas vivem com HIV/Aids e seguem suas vidas felizes. Busque ser feliz também!

#Nos dias de hoje em que temos tantas informações, é muito importante que a gente converse sempre. Faz bem à saúde.

#Uma vida com saúde e solidariedade é o que devemos desejar e construir sempre.

#Procure se informar e conversar sempre que tiver dúvidas, medos, insegurança, ou queira dividir um prazer, uma ideia, uma felicidade.

Canais de atendimento

Existem dois canais de atendimento que podem te ajudar. Telefones Úteis:

Disque Saúde 136 | Ouvidoria Geral do SUS

O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e serve para obter informações sobre diversas doenças, campanhas de vacinação e orientações práticas relacionadas à saúde, além de orientar qual o posto de saúde ou hospital mais próximo de sua residência. A ligação é gratuita.

Ligue 180 | Central de Atendimento à Mulher

É um serviço de utilidade pública que tem como objetivo receber denúncias ou relatos de agressões, reclamações sobre os serviços da rede e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços quando necessário.

A ligação é gratuita e pode ser feita de celular pré-pago mesmo sem crédito. O atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Usar camisinha protege você da Aids, das Doenças Sexualmente Transmissíveis  e Hepatites Virais. Não deixa ela de fora da sua festa!