Notícias

CEDAPS apresenta experiências em seminário da atenção básica em BH

O CEDAPS participou, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, do II Seminário da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. O evento, realizado de 29 a 31 de março, debateu avanços, perspectivas e desafios do modelo de atenção básica do SUS na capital mineira.

Na mesa que discutiu os potenciais e os desafios da promoção da saúde (PS) na atenção básica, Carla Maciel, técnica do CEDAPS, falou da importância da participação comunitária nesses serviços, como forma de fortalecimento da PS. Foram apresentadas duas experiências de articulação com as equipes de saúde da família, utilizando a metodologia do CEDAPS: a primeira abordou a “Construção Compartilhada de Soluções em Saúde com equipes de saúde da família em Campo Grande” e a segunda mostrou a “Gestão Participativa e Democrática na Estratégia Saúde da Família no Complexo do Alemão”.

Nas apresentações do CEDAPS, também foi destacada a relevância da formação de parcerias locais comunitárias e de redes intersetoriais para a sustentabilidade do trabalho, a exemplo da Rede de Comunidades Saudáveis, que hoje atinge quase toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. A exposição fez parte da mesa que reuniu experientes profissionais da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (Ministério da Saúde) e da Universidade Federal da Bahia.